top of page

Indo Além No Mercado Jurídico: A Importância de Desenvolver Habilidades Fora do Direito

  • Foto do escritor: Publicações
    Publicações
  • 11 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Venho percebendo há algum tempo, que as mudanças pelas quais o Brasil e o mundo estão passando podem ser adjetivadas como uma nova revolução, não mais industrial, trata-se de uma mudança muito mais estrutural e que sem dúvidas veio para ficar.

Em um mundo onde a maior empresa de transporte terrestre de passageiros não possui um único carro próprio, onde a maior rede de hospedagens não possui um único cômodo, as séries prediletas não foram produzidas pelos grandes estúdios de Hollywood e podem ser vistas de uma vez só, podemos perceber que o mundo sem dúvidas, não é mais o mesmo.

É diante desse cenário desafiador que o profissional da área jurídica deve se reinventar buscando novos conhecimentos, que devem ir muito além das Leis específicas da sua área de atuação. Ser bom em Leis, Códigos, Jurisprudência e Doutrina, são qualidades essenciais, mas são apenas a ponta do iceberg para a construção de um profissional diferenciado e pelo qual o mercado estará ávido a disputá-lo.

Por a caso você já ouviu falar em storytelling? Negotiation Skills? design thinking? Canvas? Bitcoin? Não? Calma, não adianta se desesperar, sempre existe tempo para aprender novas ideias.

O storytelling é a habilidade em contar histórias, consistindo em verdadeiras técnicas e recursos para transmitir uma história de forma a criar empatia e prender seu público, fundamental aos advogados, não?

Já as famosas técnicas de negociação, essas são mais conhecidas do grande público, o que não as fazem menos importante, sendo advogado ou não a vida é feita de negociações, é inevitável !

Design thinking é uma abordagem colaborativa, criativa e plural que busca conectar os stakeholders para a construção de soluções inovadoras. O Canvas é uma ferramenta prática e simples que permite a criação e reflexão sobre o modelo de negócios da sua empresa. O bitcoin e as criptomoedas, são moedas virtuais, trata-se de uma tecnologia disruptiva que poderá se tornar a próxima revolução dos meios de pagamento, como o cartão de crédito foi no passado.

O advogado pode e deve ser criativo, dominando não apenas os assuntos jurídicos, mas muitas outras habilidades que o façam matéria prima essencial para as grandes mudanças que ainda estão por vir.

Para aqueles que ficaram querendo mais, segue abaixo alguns textos que podem aprofundar os temas tratados aqui. Até mais !

https://www.napratica.org.br/advogados-precisam-reavaliar-suas-habilidades-antes-que-seja-tarde/?utm_expid=.jKaMO9SNTv2Ub6--4_LvAg.0&utm_referrer=

https://endeavor.org.br/storytelling/

http://exame.abril.com.br/pme/como-usar-o-canvas-para-conhecer-melhor-o-seu-negocio/

http://exame.abril.com.br/mercados/entenda-o-que-e-bitcoin/

https://www.coursera.org/learn/negotiation-skills


 
 
 

Comentários


bottom of page